Quantas vezes já se deparou com a dura escolha? Veja essas super dicas e o quanto é fácil escolher o legume e a verdura certa.
Verduras: devem ter aparência e cheiro de frescas. As folhas devem estar brilhantes, levemente úmidas e sem manchas escuras.
Legumes: escolha sempre o da estação. Esses são mais frescos e saborosos. Devem ter aparência firme, fresca e com folhas brilhantes.
Agora veja algumas dicas específicas:
PIMENTÃO: Basta observar o fundo do legume. e verificar se possui os três gomos. Todo pimentão com três gomos é conhecido como macho e por isso o seu sabor é muito mais adocicado.
TOMATE: Pasme, mas tomate é um fruto. Escolha sem os mais firme, pele lisa, sem rachaduras, buracos, amassados e com aroma suave. Dê preferência para tomates que ainda estejam com o talo.
ABOBRINHA: Quanto mais jovem e menor, mais saborosa. Escolha as mais firmes, com casca firme, brilhante, sem lesões.
BETERRABA: O indicado são as médias ou menores com preferência ainda no talo. Essas possuem muito mais sabor e não perdem a cor após cozidas.
BATATA: Dê preferência para as com casca lisa, consistência firme, de cor amarela e sem furos. Corra daquelas que tem aparência esverdeada, com brotos.
PEPINO: A regra da casca brilhante e consistência firme, vale para todos os legumes. Não seria diferente como pepino. Para salada o indicado são os menores, por serem mais saborosos.
BERINJELA: A regra permanece, consistência firme e pele brilhante. Fuja de legumes opacos e com buracos.
CENOURA: As menores são mais fáceis de preparar, justamente por não serem muito rígidas. A sua coloração é laranja e precisa estar firme.
CEBOLA: As melhores são firmes e casca escura. Tamanho médio. Evite as machucadas.
BRÓCOLIS: Sua coloração deve ser verde escuro. Quando amarelas ou branca, já está passado. Seus talos tem que ter consistência firme e suas folhas não devem estar murchas.